Como começar a tocar músicas de ouvido? 5 passos para começar!
- Real Som Escola de Música

- 13 de mar.
- 2 min de leitura

Você já se deparou com alguma música, quis aprender e não achou a partitura/cifra (ou ainda não está familiarizado com essas linguagens) e se perguntou como tem pessoas que “tiram” música de ouvido? Saiba que essa é uma habilidade que pode ser trabalhada e, com o devido esforço, você também pode ser capaz de conseguir este feito!
Separamos aqui 5 passos para começar esta jornada:
Contato com seu instrumento
Parece bastante óbvio que você deve ter contato com o instrumento, mas é realmente necessário que você seja capaz de reproduzir notas (ou acordes) nele para que você consiga tocar alguma música de ouvido. Não precisa ser um virtuose, mas você deve se sentir confortável com o seu instrumento. Então, mantenha bons exercícios de técnica, trabalhe escalas e busque OUVIR o que está estudando.
Repetição consciente
Toda aprendizagem se consolida na repetição, e com a música isso não seria diferente. Determine um tópico a ser estudado e fique nele por alguns dias. Por exemplo: diferenciar um acorde maior de um menor. Após algum tempo, você será capaz de perceber se um acorde é maior ou menor com certa facilidade.
Criar vocabulário musical
Músicas dentro do mesmo estilo costumam compartilhar muitas semelhanças. Quanto mais músicas de um compositor ou artista você toca, mais vocabulário você cria e mais fácil será tirar as próximas músicas.
Conhecimento de teoria musical
Não é estritamente necessário ter um vasto conhecimento de teoria musical, mas ele com certeza irá facilitar o caminho da sua percepção.
Conhecer escalas, intervalos e campos harmônicos irão te ajudar a selecionar as notas e os acordes que você poderá utilizar em uma determinada música
Tentar tirar música de ouvido
A hora de botar a mão na massa passa primeiro por ouvir a música e fazer um “mapa” sobre ela, identificar suas partes, suas repetições e suas características. Depois podemos solfejar o que queremos transportar para o instrumento para ficar familiarizado com a melodia, para, aí sim, irmos para o instrumento reproduzir a melodia que já está internalizada. Podemos buscar as notas mais marcantes e ir testando a melodia, até a que realmente encaixe com a que queremos tocar. Essa parte talvez fique um pouco “tentativa e erro” até os sons já serem cada vez mais familiares para você.
Os passos aqui descritos devem ser revisitados, estudados de diferentes formas, com diferentes estratégias, e não significa que você precise concluir um passo para seguir ao próximo, mas é mais um “o que” estudar e buscar intercalar os estudos de uma forma que te ajude a chegar no seus objetivos.
Nós, da Real Som, estamos aqui para te ajudar a desenvolver suas habilidades e a descobrir o seu som! Agende uma aula experimental conosco!






Comentários